Comunicação, processo e níveis de falaTécnica de intelecção de texto: análise textual, temática e interpretativaParágrafo: estrutura interna, unidade interna e tiposDescrição: objeto, processo e ambienteDissertação: estrutura e argumentação Relatório técnico: estrutura e tipos Internet: pesquisa e comunicação Editor de texto: digitação de textos, inserções, formatação e impressão de arquivosTécnicas de apresentação: estruturação, gerenciamento de tempo e ferramentas de multimídiaSlide: regras de estruturação, inserção de figuras e arquivos e formataçãoOratória
Planejamento: etapas, níveis (estratégico, gerencial e operacional), organização e controleLiderança: percepção, diferenças individuais, definição, preconceitos, julgamento e rotulagem de pessoas, características do líder, capacidade de diagnosticar, flexibilidade de estilo, estilos (autocrático, democrático e liberal), requisitos do líder, objetivos, comunicação, seguidores e poder.Motivação: ciclo motivacional, hierarquia das necessidades, fatores motivacionais, estímulos, incentivos e motivos. Análise de problemas e tomada de decisão: técnicas para resolução de problemas, formas de administração de conflitos, evasão, harmonização, supressão e acomodação. Negociação: definições, etapas, tipos, preparação e estratégias.Trabalho em equipe: funções e instrumento Entrevista: definições, preparação, estratégias e registros. Reuniões: preparação, participantes, pauta, local, recursos, tipos (formais e informais) e formas de condução.Técnicas de abordagem: definição, objetivo e tipos.
Sistema internacional de unidades: unidades e conversão de unidades de medida;Formas geométricas: medidas lineares, área e volume;Frações: tipos (próprias, impróprias, aparentes), número misto, simplificação; Razões decimais: aplicação entre duas grandezas de mesma espécie;Proporções: termos, propriedade fundamental e aplicação; Porcentagem: taxa percentual, aplicação, regra de três simples e composta; Média aritmética e harmônica; Estatística: população, amostra, probabilidade, variáveis, coleta de dados e dados brutos; Apresentação gráfica de dados: tabelas, gráficos e histograma;Ferramentas computacionais para elaboração de planilhas e gráficos eletrônicos.
Princípios de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho, histórico, desenvolvimento industrial, responsabilidade socioambiental e qualidade de vida. Terminologia técnica, desvio, incidente, perigo, risco e acidente. Acidentes de trabalho: definição técnica e legal, aspectos sociais e ambientais, consequências (trabalhador, família e empresa), análise de acidentes, reabilitação profissional, estatísticas - estadual e nacional, causas, definição, condição insegura, fator humano ou pessoal, investigação, custos, tipos, cálculos, comunicação de acidentes do trabalho e relatórios. Princípios prevencionistas. Teoria de Frank Bird, “pirâmide”. Estudos de J. Reason, “Queijo suíço”. Legislação e normas: OIT, Constituição Federal e hierarquia das leis. Normas Regulamentadoras. Desenho técnico: normas, formatos do papel, legenda e tipos de linha, escalas, seções projetadas sobre a vista e fora da vista, desenhos de detalhes e plantas e layout.Avaliação e controle de riscos ambientais: riscos ambientais; Ferramentas manuais e portáteis; Proteção de máquinas e equipamentos; Equipamentos sob pressão.Segurança em eletricidade: Riscos; Métodos de controle; Eletricidade estática; NR-10 (instalação e serviços de eletricidade)Cores e sinalização: NR-26 (cores para segurança)Ventilação: Industrial; Natural; Geral; ExaustãoSegurança no trabalho: Rural; Mineração; Trânsito; Construção civil; NR-8 (edificações, construção de estradas, laboratórios); No lar (queda, incêndio, queimadura, intoxicação, asfixia, envenenamento,explosões, choque elétrico, afogamento, picadas de animais peçonhentos e insetos)Desenho técnico: Normas; Formatos do papel; Legenda e tipos de linha; Desenho
Ações educativas em saúde e segurança do trabalho: definição, tipos, campanhas, seminários e programas de capacitação.Divulgação de informações de saúde e segurança do trabalho: planejamento, cronograma, recursos (humanos, financeiros e materiais) e estratégias. Instrumentos de avaliação: elaboração e aplicação, desenvolvimento e registros. Legislação, normas e procedimentos de saúde e segurança do trabalho: material didático, elaboração, pesquisa, tipos e recursos.
1 - inspeção de segurançadefiniçãotiposrelatóriosverificaçãodesvios e errosplanejamentolista de verificação – Check listregistroMeios para divulgação de informações2 - Gestão de emergênciasdefiniçãoemergênciatiposidentificação de cenárioplano de emergênciapdca aplicadosimuladossinalizaçãoBrigadaprimeiros socorrostiposprocedimentostécnicas para remoção e transporte de acidentados3 - equipamentos de proteçãodefiniçãotiposindividual – epicoletivo – epcequipamentos de prevenção e combate a incêndiosaplicaçõesvalidadeManutenção de equipamentosutilização4 - documentação de saúde e segurança do trabalhoaplicabilidadetiposrelatóriosformuláriosde gestão de saúde e segurança do trabalholegalcontratosregistrosde verificaçãode controle de entregade manutenção
Administração em saúde e segurança do trabalho: definição, documentações, legislação e normas. Atribuições e competências: SESMT, CIPA eórgãos oficiais. Programas de saúde e segurança do trabalho: de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), de Conservação Auditiva (PCA), de Proteção Respiratória (PPR) e Planilha de Aspectos e Impactos Ambientais. Plano de trabalho: coleta de dados, análise de propostas, composição da equipe e responsabilidades, viabilidade técnica, prazos e metas e requisitos legais. Execução: materiais e equipamentos, equipamentos de proteção individual e coletiva, relatórios e gráficos, verificação e monitoramento, requisitos legais e procedimentos de segurança. Gestão de documentos: tipos de registros, organização, rastreabilidade e requisitos legais.
Conceitos, definições e exemplos de projetos;Conceitos e importância de planejamento e estratégia;O gerenciamento de projetos: as quatro fases da abordagem moderna;PMI – Project Management Institute;PMBOK – Project Management Body of Knowledge;As fases de um Projeto:Iniciação:Proposta executiva, título, descrição, objetivos, fatores críticos de sucesso, premissas, responsabilidades e estratégias do projeto;Planejamento: Plano do projeto, EAP – Estrutura Analítica do Projeto, lista de atividades, amarração lógica, análise crítica, programação, orçamento, recursos e nivelamento de recursos (capacidade finita e infinita).Execução.Controle:Acompanhamento, revisão do progresso físico, acompanhamento de custos e relatórios.Encerramento:Contratual e Administrativo;Gerenciamento de projetos utilizando o Ms Project e o DotProject.
Planejamento em saúde e segurança do trabalho: definição, aplicação, ferramentas da qualidade, elaboração, avaliação e divulgação.Fundamentos de Gestão: contexto histórico, ferramentas da qualidade, melhoria contínua, visão prospectiva, políticas de saúde e segurança do trabalho.Sistemas de gestão, ISO e suas aplicações (integrada, implantação e 5Ss) e gestão de segurança e saúde do trabalho.Viabilidade técnica e financeira de aplicação de projetos de saúde e segurança do trabalho: custos e beneficio dos investimentos em segurança, custo do acidente, recursos humanos, recursos físicos, recursos materiais e novas tecnologias.Legislação: hierarquia das leis, histórico da legislação de segurança do trabalho no Brasil, legislação do trabalho no Brasil, Normas Regulamentadoras e responsabilidades.Aspectos sociais, culturais e ambientais: evolução do trabalho na sociedade, introdução ao meio ambiente (aspectos e impactos ambientais, os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), desenvolvimento sustentável e responsabilidade sócio-ambiental).
Execução do Projeto Final de Cursos;Acompanhamento dos projetos realizando avaliações parciais em relação aos itens:Custo, tempo, recursos, comunicação e documentação do projeto;Elaboração de relatórios; Encerramento: Contratual e Administrativo (quando necessário);Conhecer as normas da ABNT no que tange a construção e formatação de textos;