Comunicação Elementos da comunicação 1.1.1 Emissor1.1.2 Mensagem1.1.3 Canal1.1.4 Receptor Estrutura de frases e parágrafosProdução textual 1.3.1 Descrição1.3.2 Narração 1.3.3 Dissertação Gramática aplicada ao textoTécnicas de argumentação 2 Interpretação de texto Informativos (jornalísticos e técnicos)Literários 3 Produção de texto RelatóriosAtasCartas comerciais Documentação Técnica ConceitoDocumentos técnicos aplicáveis à produção: TiposCaracterísticasFinalidades Tipos de informações Formas de apresentação de dados e informações Responsabilidades dos usuáriosTipos de Pesquisa 8.1 Bibliográfica8.2 Em publicações eletrônicas8.3 De campo9 Apresentação de resultados de pesquisas 9.1 Tema9.2 Objetivo9.3 Apresentação9.4 Método utilizado9.5 Desenvolvimento e análise das informações9.6 Síntese das Informações9.7 Citação9.8 Referências Bibliográficas (fontes de consulta) Sistema operacional Fundamentos e funçõesBarra de ferramentasUtilização de AcessóriosCriação de diretóriosPesquisa de arquivos e diretóriosÁrea de trabalhoCriação de atalhosFerramentas de sistemasCompactação de arquivos Editor de Textos TiposFormataçãoConfiguração de páginasImportação de figuras e objetosInserção de tabelas e gráficosArquivamentosControles de exibiçãoCorreção ortográfica e dicionárioQuebra de páginasRecuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens.Marcadores e numeradoresBordas e sombreamentoColunasFerramentas de desenho Internet Normas de uso Navegadores Sites de busca Download e gravação de arquivos Correio eletrônico Direitos autorais (citação de fontes de consulta)
Cultura e Trabalho História e a cultura do trabalho no Brasil A relação da cultura local com a organização do trabalho. Território Nacional Composição do Território Nacional Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; eRegião Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais. Ética Código de conduta Respeito às individualidades pessoais Ética nas relações interpessoais. Ética nos relacionamentos profissionais Ética no desenvolvimento das atividades profissionais. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal Respeito Cordialidade Disciplina Empatia Responsabilidade Comunicação Cooperação Ética Código de ética profissional. Senso moral.Consciência moral.Cultura, história e dilema.Cidadania.Comportamento social.Direitos e deveres individuais e coletivos.Valores pessoais e universais.O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos. Ética profissionalVirtudes profissionais: conceitos e valor Responsabilidade. Iniciativa. Honestidade. Sigilo. Prudência. Perseverança. Imparcialidade. Direitos Humanos Conceito.Declaração universal dos direitos humanosCódigo de direitos humanos (conceito, aplicação).Violência (com origem no assédio e discriminação).Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades). Estatuto do idoso. Orientação sexual (Identidade) Assédio e Discriminação Efeitos psicológicos, sociais e legais; Impactos no trabalho; e Políticas públicas de prevenção. Noções de direitos trabalhistas Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Conceito). Contrato individual de trabalho Conceito.Elementos (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa, ou seja, não proibida em lei).Salário (piso salarial, salário-maternidade, salário família).Licença paternidade.Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Jornada de Trabalho Limitação do tempo de trabalho – constituição / CLT. Horas extrasTrabalho noturnoRepouso semanalFérias remuneradasColetivas Sujeitos do contrato Empregado (em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público, mãe social, estagiário)Empregador Dissolução do contrato de trabalho ResiliçãoResoluçãoRescisão Aviso PrévioLegislação previdenciária Noções de direitos previdenciáriosA previdência social Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial). Atendimento Cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada;Proteção à maternidade, especialmente à gestante;Proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;Salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; ePensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes. Legislação Previdenciária Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações)Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas)Instituto Nacional de Seguro Social – INSS (conceito, objetivo) 18 Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS ConceitoAplicação Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA Conceito (Estatuto, criança, adolescente)Características do ECAConselho Tutelar: Constituição; Atribuições. Estatuto da Juventude ConceitoImportânciaDisponibilidadeCapítulo II - Seção II e III Políticas de Segurança Fatores de risco (vulnerabilidade, maus-tratos, discriminação)Segurança pública (políticas, participação e responsabilidades) Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP – Pressupostos básicos)
Segurança no Trabalho Acidentes de trabalho ConceitosTipos Características. Agentes agressores à saúde FísicosQuímicos Biológicos Equipamentos de proteção individual e coletiva Tipos Funções Normas básicas de segurança Orientações de prevenção de acidentes Mapa de riscos (Finalidades)Inspeções de segurançaSinalizações de segurançaPrevenção e combate a incêndio 2.4.1 Conceito 2.4.1 Importância de PPCI PPRA ConceitoFinalidades Qualidade Ambiental Homem e o meio ambientePrevenção à poluição ambientalAquecimento globalDescarte de resíduosReciclagem de resíduosReciclagem de resíduosUso racional de Recursos e Energias disponíveisEnergias renováveis Saúde no trabalho Comportamento seguroQualidade de vida no trabalho Cuidados com a saúdeAdministração de estresseVacinas (tipos e aplicações) Normas de segurança no Trabalho5.1 Procedimentos de segurança no trabalho5.2 Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações) Saúde ocupacional ConceitoExposição ao risco Meio ambiente e sustentabilidade: Responsabilidades socioambientaisPolíticas públicas ambientaisA indústria e o meio ambiente Álcool, tabaco e outras drogas CaracterísticasPrincipais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas. Programas de prevenção TiposImportânciaFuncionamento Dependência Química TiposConsequênciasTratamento Dependência Química x Trabalho Impactos no desempenho profissionalExposição a riscosImpactos na vida pessoal, familiar, profissional e social. O homem como ser social DireitosDeveres Temas associados à saúde sexual Respeito às individualidades da pessoaSaúde sexual e reprodutiva: conceitos e implicaçõesCombate à violência sexual baseada em questões de gêneroViolência sexual: causas, consequências e implicações legais Educação Sexual Promoção da educação sexualPromoção dos cuidados de saúde perinataisDSTs e AIDSDireito de escolha (contracepção)Direito de respeito (identidade sexual)
Conceitos de organização e disciplina no trabalho Organização do TempoOrganização de CompromissosOrganização de AtividadesA organização do local de trabalho Organização do trabalho Estruturas hierárquicasSistemas administrativosGestão organizacional Trabalho e profissionalismo Administração do tempoAutonomia e iniciativaInovação, flexibilidade e tecnologia Diretrizes empresariais MissãoVisãoPolítica da Qualidade Conceitos de grupo e equipeTrabalho em equipe Trabalho em grupoO relacionamento com os colegas de equipeResponsabilidades individuais e coletivasCooperaçãoDivisão de papéis e responsabilidadesCompromisso com objetivos e metas Comportamento e equipes de trabalho O homem como ser socialO papel das normas de convivência em grupos sociaisA influência do ambiente de trabalho no comportamentoFatores de satisfação no trabalho Conflitos nas equipes de trabalho TiposCaracterísticasFatores internos e externosCausasConsequências A relação com o líder Estilos de liderança: democrático, centralizador e liberalPapéis do líderComo apresentar críticas e sugestões Controle emocional no trabalho Perceber e expressar emoções no trabalhoFatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho 11 Organograma12 Planejamento Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento.Conceito de planejamentoTécnicas e ferramentas de planejamento 13 Qualidade ConceitoAplicação 14 Qualidade Total ConceitoEficiênciaEficáciaMelhoria Contínua 15 Ferramentas da Qualidade 5 SCiclo PDCABrainstorming 16 Ferramentas da Qualidade Análise e Solução de ProblemasDiagrama de ParetoEspinha de Peixe5W2H Iniciativa ConceitoImportância, valor no trabalhoFormas de demonstrar iniciativaConsequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho. Formas alternativas de geração de trabalho Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas)Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações). Pesquisa Tipos BibliográficaDe campoLaboratorialAcadêmica CaracterísticasMétodosFontesEstruturaçãoAnterioridadePropriedade intelectual Inovação ConceitoInovação x melhoriaVisão inovadora Empreendedorismo Conceitos básicosEspírito empreendedor Desenvolvimento profissional Planejamento Profissional Ascensão profissionalFormação profissionalInvestimento educacional Empregabilidade Empreendedorismo Etapas da constituição de um negócioÓrgãos de fomento Autoempreendedorismo Características empreendedorasAtitudes empreendedorasAutorresponsabilidade e empreendedorismoA construção da missão pessoalValores do empreendedor: Persistência e Comprometimento.Persuasão e rede de contatosIndependência e autoconfiançaCooperação como ferramenta de desenvolvimento Educação Financeira Educação financeira pessoal / familiar (conceito)Tomada de decisõesConsumo Necessidades básicasApelos comerciaisCriação de necessidades 26 Educação fiscal 26.1 PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal26.1.1 Conceito e 26.1.2 Aplicação26.2 Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações)26.3 Prática cidadã e transformação social26.4 Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos26.5 Lei de responsabilidade fiscal27. Editor de Apresentações27.1 Modos de exibição27.2 Leioute27.3 Inserção de dados27.4 Slides mestres27.5 Transcrição de slides27.6 Efeitos de orientação27.7 Testar intervalos
Lógica Fundamentos básicos Raciocínio lógicoProposiçõesValor lógico (falso / verdadeiro) Princípios Básicos Princípio da IdentidadePrincípio da não contradiçãoPrincípio de Terceiro Excluído Sequências Sequências de figurasSequências de palavrasSequências de números Conjuntos ConceitoPropriedadesRepresentaçãoConjuntos especiaisOperações entre conjuntos Interseção de conjuntosUnião de conjuntosDiferença de conjuntosComplementar de um conjunto Frações ConceitoTipos de frações Fração própriaFração imprópriaFração aparenteFrações equivalentes (simplificar frações)Frações decimaisAdição e multiplicação de frações Razões e Proporções Razão ConceitoTipos (inversas, equivalentes, irredutível)Propriedades Proporção ConceitoTipos MúltiplaContínuaTerceira proporcionalQuarta proporcionalGrandezas diretamente proporcionaisGrandezas inversamente proporcionais) Percentagem Conceitos gerais DescontoAbatimentoLucroPrejuízo Razão percentual Conceito Representação FormaPercentualForma fracionáriaForma decimal Correlação ConceitoAplicação Técnicas de Resolução de Problemas Sequência de passos Detalhar as variáveis do problemaEncontrar possíveis soluçõesEscolher a solução adequadaExecutar a solução escolhidaRevisar e atualizar os dados Planilhas Eletrônicas Funções/finalidadesLinhas, colunas e endereços de célulasFormatação de célulasConfiguração de páginasInserção de FórmulasClassificação e filtro de dados Gráficos, quadros e tabelas FinalidadeOrganizaçãoRepresentações gráficasFerramentas computacionais
A revolução industrialPrimeira revolução industrialSegunda revolução industrialTerceira revolução industrialQuarta revolução industrial Tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0O Futuro do Emprego Tecnologias habilitadoras Internet das Coisas - IoT O que é internet das coisasTecnologias que viabilizam a IoTIoT na Indústria AvançadaIoT na prática Computação em Nuvem O que é Computação em Nuvem?Modelos de serviçoModelos de implantação de NuvemA Nuvem na indústria avançadaComputação em nuvem na prática Big Data O que é Big Data?Características do Big Data VolumeVelocidadeVeracidadeVariedadeValor Big data AnalyticsInteligência artificialMineração de dadosBig data da indústria Avançada Robótica Avançada O que é robótica?Composição dos robôs EstruturaManipuladoresAtuadoresControladoresFonte de energiaTransmissãoSensoresRobôs na indústria avançada Manufatura Aditiva O que é Manufatura Aditiva?Processo de manufatura aditivaImpressão em 3DBenefícios da manufatura aditivaManufatura aditiva na Indústria Avançada Simulação O que é Simulação?Etapas de Simulação Simulação de produtoSimulação de equipamentosSimulação da célula Integração de sistemas Sistemas Integrados: Verticalização e HorizontalizaçãoVerticalização integradaCiclo do produto na fábricaIntegração de sistemas na Indústria Avançada. Segurança digital O que é Segurança Digital?Pilares da segurança digital IntegridadeDisponibilidadeConfidencialidade Requisitos de segurança AutenticidadeNão repúdioLegalidadePrivacidadeAuditoriaSegurança digital na Indústria 4.0 Realidade Aumentada O que é Realidade AumentadaComponentes e aplicações
Qualidade DefiniçãoEvolução da qualidade;Princípios da qualidade Ferramentas da Qualidade (Definição e aplicabilidade): Cinco sensos – 5s;Lista de verificação;PDCA;5W2H;Fluxograma.CEPFerramentas de Geração de ideias:Benchmarking;Brainstorming.Ferramentas de Análise das causas:Diagrama de Pareto; Filosofia Lean: DefiniçãoMindset LeanDesperdícios
Desenvolvimento Sustentável Meio Ambiente Definição Relação entre Homem e o meio ambiente Recursos Naturais DefiniçãoRenováveisNão renováveis Sustentabilidade DefiniçãoPilaresPolíticas e Programas Produção e consumo inteligente Uso racional de recursos e fontes de energia Poluição Industrial DefiniçãoResíduos Industriais CaracterizaçãoClassificaçãoDestinação Ações de prevenção da Poluição Industrial ReduçãoReciclagemReusoTratamento Disposição Alternativas para prevenção da poluição Ciclo de Vida (Definição e Fases)Logística Reversa (Definição e Objetivo)Produção mais limpa (Definição e Fases)Economia Circular (Definição e Princípios) Organização de ambientes de trabalho Princípios de organizaçãoOrganização de ferramentas e instrumentos: formas, importância;Organização do espaço de trabalho.Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades.
Manifesto Agile ScrumLeanKanbanXP Scrum DefiniçãoCaracterísticasAplicaçõesValoresTime Scrum Product Owner (PO)TeamScrum Master (SM) Eventos Scrum SprintSprint PlannnerDaily meetingSprint reviewSprint retrospective Artefatos Scrum Backlog do produtoBacklog da sprintIncremento / mudança do backlogRelease (entrega) 3. Resolução de problemas 1 Identificação de problemas2 Proposição de hipóteses3 Testagem de hipótesesValidação de Resultados
Metodologias de versionamento Aplicações Histórico Git InstalaçãoConfiguraçãoRepositórios VersionamentoAlteraçõesBranchs e tagsIgnorar arquivosCorrigir errosRepositório remoteBoas práticas
Lógica de Programação e Algoritmos Algoritmos DescritivoFluxogramasDecisõesRepetiçõesEstruturas de dados Lógica Lógica proposicionalOperadores aritméticosOperadores lógicosOperadores relacionais Software Aplicativos Definições Tipos Software de Base Firmware Sistemas operacionais Drivers Programação Programas de computadores DefiniçãoCaracterísticasNíveis de linguagens de programação Etapas do processo de conversão InterpretaçãoLigaçãoCompilaçãoMontagem Linguagens de programação CaracterísticasSemânticaIndentaçãoBibliotecas e APIsTécnicas de programação: Java, C#, JavaScript ou PythonFrameworks Aplicações de programação: Assembly, C, C++, C#, Visual Basic, Java, Python, PHP, JavaScript
Técnicas de levantamento de requisitos – 4h BrainstormQuestionárioEntrevistaEtnografiaWorkshopPrototipagem User Experience (UX) – 8h DefiniçãoDesign centrado no usuárioProcesso de design interativoJornada do usuário Objetivos do público alvoPesquisa do usuárioUsabilidadeFriendlyIntuitividade User Interface (UI) – 8h Definição LeiauteEventosNavegaçãoTipos TextoVozNatural Prototipagem – 8h DefiniçãoImportância dos protótipos Conceito de protótipos Rápido SujoBarato “Errar cedo” Tipos de protótipos Paper prototypeProtótipos funcionais Exemplos Técnicas de prototipagem DesenvolvimentoApresentação Cases de protótipos Linguagem de marcação – 12h Estrutura de documentosFormataçãoEtiquetas para linksListas numeradasListas não numeradasTabelasFormuláriosImagemÁudio Vídeo CSS – 8h Estilos de fontesEstilos de linhasEventosResponsividade Criação de leiautesCódigo semânticoVersionamento Frameworks – 30h ModelagemPadrões de desenvolvimento de interfaceClasses de elementos gráficosTipos de aplicaçãoPropriedades dos objetos IDE Depuração Configurações Versionamento Documentação de software Linguagens de programação – 20h Variáveis e constantes Operadores Laços de repetiçãocondicionais Classes Função Bibliotecas Manipulação de arquivosConversão de arquivosDocumentação de software
Segurança da informação – 8h1.1. Pilares1.1.1. Integridade1.1.2. Disponibilidade1.1.3. Confidencialidade 1.2. Boas práticas1.2.1. Controle de acesso1.2.2. Auditoria 1.2.3. Criptografia 1.2.4. Backup 2. Serviços server-side – 32h2.1. Documentação de APIs2.1.1. Instalação2.1.2. Modelos Componentes2.1.4. Exemplos 2.1.5. Mensagens de retorno2.2. Operações (CRUD)2.2.1. Criação 2.2.2. Consulta2.2.3. Atualização2.2.4. Destruição 2.3. Tratamento de mensagens do server-side2.3.1. Respostas2.3.2. Erros 2.3.3. Captura de exceções
Processo fundamental de teste 1.1. Planejamento1.2. Desenho dos Testes 1.3. Execução 1.4. Monitoração e Controle 1.5. Avaliação dos Resultados 2. Planejamento de testes client-side Análise do documento de requisitos2.2. Plano de teste2.3. Suíte de testes2.4. Casos de testes 3. Conceitos fundamentais 3.1. Verificação3.2. Validação 4. Tipos de testes 4.1. Funcionalidade4.2. Usabilidade4.3. Confiabilidade4.4. Desempenho4.5. Manutenibilidade 5 Técnicas de testes 5.1. Teste funcional (caixa preta)5.2. Teste estrutural (caixa branca) 6. Automação de Testes 6.1. Definição 6.2. Comunicação com equipe de automação de testes
Levantamento de requisitos1.1. Brainstorm 1.2. Questionário 1.3. Entrevista 1.4. Etnografia 1.5. Workshop 1.6. Prototipagem 2. Metodologias de desenvolvimento 2.1. Clássicas2.2. Ágeis3. Linguagem de marcação3.1. Estrutura de documentos 3.2. Formatação 3.2.1. Etiquetas para links 3.2.2. Listas numeradas 3.2.3. Listas não numeradas 3.2.4. Tabelas 3.2.5. Formulários 4. Frameworks 30 h4.1. Modelagem 4.2. Padrões de desenvolvimento de interface 4.3. Classes de elementos gráficos 4.4. Tipos de aplicação 4.5. Propriedades dos objetos 4.6. IDE 4.7. Depuração 4.8. Configurações 4.9. Versionamento 4.10. Documentação de software5 Linguagem de programação 5.1. Variáveis e constantes 5.2. Operadores 5.3. Laços 5.3.1. de repetição5.3.2. condicionais5.4. Classes 5.5. Função 5.6. Bibliotecas5.6.1. Manipulação de arquivos5.6.2. Conversão de arquivos5.7. Documentação de software6. Segurança da informação6.1. Políticas de segurança da informação6.2. CriptografiaPerfis de usuários6.4. Proteção de dados pessoais7. Validação de sistemas 7.1. Escolha da estratégia de validação de software7.2. Aspectos funcionais e não funcionais do software 8. Implantação de sistemas8.1. Características de hardware e software8.2. Configurações de servidores8.3. Parametrização de protocolos8.4. Documentação de implantação
1. API1.1. Definição1.2. Formatos1.3. Aplicação1.4. Protocolo de comunicação1.5. Metodologias ágeis para desenvolvimento de APIs1.6. Segurança da informação2. Métodos de requisição HTTP2.1. Get2.2. Put2.3. Post2.4. Patch2.5. Delete3. Padrão Model View Control (MVC) 3.1. Organização de arquitetura de sistemas4. Linguagem de programação para APIs4.1. Funcionalidades para APIs4.2. Técnicas de depuração4.3. Documentação do sistema4.4 Técnicas de programação e controle4.5. Frameworks4.6. Status de respostas4.7. Tratamento de exceções 4.8. Técnicas de formato de comunicação 4.8.1. Formatos e requisição 4.8.2. XML4.8.3. JSON
1 Testes server-side 1.1. Motivação1.2. Objetivos1.3. Testes no processo de desenvolvimento2. Processo fundamental de teste 2.1. Planejamento2.2. Desenho dos Testes 2.3. Execução 2.4. Monitoração e Controle 2.5. Avaliação dos Resultados3. Planejamento de testes server-side 3.1. Análise do documento de requisitos3.2. Plano de teste3.3. Suíte de testes3.4. Casos de testes4. Conceitos fundamentais –4.1. Verificação4.2. Validação5. Tipos de testes5.1. Funcionalidade5.2. Usabilidade5.3. Confiabilidade5.4. Desempenho5.5. Manutenibilidade6. Técnicas de testes6.1. Teste funcional (caixa preta)6.2. Teste estrutural (caixa branca). Níveis de testes 7.1. Teste de Unidade ou Teste Unitário 7.2. Teste de Integração7.3. Teste de Sistema7.4. Teste de Aceitação8. Frameworks de teste em sistemas server-side 8.1. Estrutura8.2. Instalação8.3. Configuração8.4. Ferramentas8.5. Documentação 9. Práticas de testes - 12h9.1. Review9.2. Passeio 9.3. Inspeção10. Automação de Testes - 2h10.1. Definição Comunicação com equipe de automação de testes
Documentação técnica 1.1. Escopo do projeto1.2. Cronograma1.3. Fluxograma 2. Modelo entidade-relacionamento 2.1. Entidades 2.1.1. Fracas2.1.2. Fortes 2.1.3. Associativas2.2. Relacionamento2.2.1. Um para um2.2.2. Um para muitos2.2.3. Muitos para muitos 2.3. Atributos2.3.1. Simples2.3.2. Composto 2.3.3. Descritivo 2.3.4. Nominativo2.3.5. Referencial 2.4. Diagrama entidade-relacionamento2.5. Normalização de dados2.6. Padronização de dados 3. Banco de dados 3.1. Gerenciadores3.1.1. Características3.1.2. Requisitos 3.2. Preparação de ambiente de banco de dados3.2.1. Instalação3.2.2. Configuração Linguagem de consulta de banco de dados4.1. Linguagem de definição de dados4.1.1. Tabelas4.1.2. Campos 4.1.3. Relações4.2. Linguagem de manipulação de dados4.2.1. Consulta 4.2.2. Atualização4.2.3. Inserção4.2.4. Exclusão4.2.5. Procedimentos armazenados4.2.6. Triggers (disparadores) 5. Segurança da informação 5.1. Pilares5.2. Controle de acesso5.3. Auditoria de acesso