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Inspetor da Qualidade_

Cursos Rápidos para ingressar no mercado de trabalho

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Público alvo_

Selecionados do Programa Educar para Trabalhar

Pré-requisito_

Para ingressar no Curso de Qualificação em Inspetor da Qualidade a distância, o interessado deverá: Ter ensino o médio incompleto;<br> Ter idade superior a 15 anos;<br> Ter acesso à internet;<br> Ter acesso a um computador com os requisitos mínimos: 1. Placa de áudio e caixa de som ou fone de ouvido;<br> 2. Monitor com 1024 x 768 pixels (milhões de cores);<br> 3. Processador equivalente a um Celeron de 1.6 Mhz ou superior;<br> 4. Plugin Flash Player 10 (ou superior);<br> 5. Software leitor de PDF;<br> 6. HD com 100 MB livre e 1 GB de RAM;<br> 7. Internet Explorer 10 (ou superior) ou Firefox 3.0 (ou superior) ou Chrome (qualquer versão);<br> 8. Banda Larga com mínimo de 5MB;<br> 9. Pacote Microsoft Office a partir da versão 2003 ou similar (exemplos: Open Office, Libre Office, entre outros).

Informações básicas_

Inspeciona, avalia e controla produtos e processos, utilizando recursos e equipamentos para medição dos parâmetros, além da organização e definição da movimentação dos insumos, se seguindo normas técnicas, do meio ambiente, saúde e segurança.

Grade Curricular_

Módulo 1

Sensibilização e motivação para a qualidade – Apresentação; Motivação; Sensibilização; Paradigmas; Comunicação; Diferenças Individuais; Percepção; Equipe. Custos da qualidade – Introdução aos custos da qualidade; Custos de prevenção; Custos de avaliação; Custos de falhas Custos de falhas internas; Custos de falhas externas; Identificação de áreas críticas para redução de custos da qualidade. Identificação de Normas Técnicas – Definições e termos relativos à qualidade; Normalização; Organismos de registros Elaboração e Registros das Normas Tipos de Normas/Órgãos Normativos ABNT/ INMETRO / NBR (Norma Brasileira Registrada) Método de Ensaio Fluxograma para elaboração de um procedimento. Ferramentas da qualidade – Origem; Conceitos e Definições BrainStorming; Fluxograma PDCA (Planejar, Executar, Checar e Agir); Lista de Verificação checklist; Lista de Estratificação; Gráfico de Pareto; Histograma; Diagrama de Causa e Efeito; Diagrama de Dispersão; Cinco Porquês; 5W1H e 5W2H; Programa 5S; Desenvolvimento de programa educacional; Origem e finalidade do Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke; Planejamento para aplicação dos conceitos do 5S; Desenvolvimento de Qualidade com 5S; Planejamento de auditoria de 5S; Lista de Verificação checklist para Auditoria de 5S; Pontuação e Classificação de Auditoria de 5S. Identificação do problema – Levantamento de Dados Estatísticos Escolha da Ferramenta Adequada; Análise de Causa Raiz. Solução do Problema – Aplicação da Metodologia; Método de Análise e Solução de Problemas (MASP); Repetição do ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir). Interpretação da ABNT NBR ISO 9001 – Gestão da Qualidade, identificação, sequência e interação dos processos; Ciclo PDCA x Estrutura da Norma Sistema de Gestão da Qualidade; Requisitos de Documentação; Manual da Qualidade; Controle de Documentos; Controle de Registros; Responsabilidade Comprometimento da Direção; Foco no Cliente; Política, Planejamento e Objetivos da Qualidade; Planejamento do sistema de gestão da qualidade; Responsabilidade, Autoridade e Comunicação; Responsabilidade e Autoridade; Representante da Direção; Comunicação Interna; Análise crítica pela direção; Entradas para análise crítica pela direção; Saídas de análise crítica; Gestão de Recursos; Realização do produto; Processos relacionados à clientes; Determinação de requisitos relacionados ao produto; Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto; Comunicação com o cliente; Planejamento de projeto e desenvolvimento; Entradas de projeto e desenvolvimento; Saídas de projeto e desenvolvimento; Análise crítica de projeto e desenvolvimento; Verificação de projeto e desenvolvimento; Validação de projeto e desenvolvimento; Controle de alterações de projeto e desenvolvimento; Aquisição, processo de aquisição Informações de aquisição e verificação do produto adquirido; Produção e prestação de serviço; Controle de produção e prestação de serviço; Validação dos processos de produção e prestação de serviço; Identificação e rastreabilidade Propriedade do cliente; Preservação do produto; Controle de equipamento de monitoramento e medição; Medição, análise e melhoria; Monitoramento e medição; Satisfação do cliente; Auditoria interna; Monitoramento e medição dos processos; Monitoramento e medição de produto; Controle de produto não conforme; Análise de dados; Melhoria e melhoria contínua; Ação corretiva Ação preventiva. ABNT NBR ISO 14001 OHSAS 18001 ABNT NBR ISO 16001 SA 8000 – Introdução e definições; Fornecedor Empresa; Subcontratado; Ação de reparação; Ação corretiva; Parte interessada; Criança; Trabalhador jovem; Trabalho infantil; Trabalho forçado; Reparação de crianças; Trabalho forçado; Saúde e segurança; Liberdade de associação; Direito a negociação coletiva; Discriminação; Práticas disciplinares; Horário de trabalho; Remuneração; Sistemas de gestão.

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