Conhecer polos de inovação, estar em contato com profissionais e ver na prática o uso de tecnologias como a inteligência artificial e a conexão 5G. A experiência, que para muitos estudantes de cursos profissionalizantes parece um sonho distante, foi vivenciada por dez alunos do SENAI BAHIA no final do mês de março. Integrantes de equipes vencedoras do Grand Prix SENAI de Inovação 2022, os jovens baianos ganharam como prêmio uma visita técnica a instituições em São Paulo.
Davi Souza, Lauren Anastácia Marques, Leonardo Pinto, Vinícius Silva, Pedro Henrique de Andrade, Laura de Jesus, Luciane Lima, Mikael Viana, Sara Luane da Silva e Thainá Giudice integraram a comitiva de vencedores do Grand Prix SENAI de Inovação que participou de uma imersão de três dias no estado da região Sudeste.
Os estudantes baianos viajaram acompanhados pela coordenadora do Grand Prix SENAI de Inovação na BAHIA, Fernanda Mikulski, e pelas orientadoras dos projetos Adriana Rosendo (SENAI CIMATEC) e Alane Marques (SENAI CAMAÇARI). No total, a comitiva reuniu 84 pessoas dos estados da BAHIA, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
O grupo visitou o Centro de Tecnologia e o Open Lab da Huawei Brasil, o Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (CEDIR), na Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Butantan, a Escola SENAI Armando de Arruda Pereira, em São Caetano do Sul, além do Museu das Ilusões.
“Foi incrível, uma experiência muito enriquecedora. Vi na prática coisas que só vemos na teoria, como conexão 5G. Voltei de lá com um mundo de possibilidades, me senti mais perto dos meus sonhos”, comenta a estudante Thainá Giudice, integrante da equipe Smart Tec, vencedora da categoria avançado no desafio Indústria 4.0.
Para o desafio, a equipe desenvolveu um projeto de manutenção preditiva, adaptando um dispositivo já existente, para monitorar os equipamentos de uma indústria. Com o uso de inteligência artificial e IOT, a ideia é que o dispositivo capte e faça a análise termográfica e vibratória dos equipamentos, reconheça os padrões e emita alertas caso alguma falha seja identificada.
Vencedor em outro desafio, na área de Tecnologias da Informação, Vinícius Silva destacou que a experiência ampliou seu olhar para possibilidades profissionais. “Para mim foi muito importante quando visitamos a Huawei e conhecemos projetos com uso de tecnologia de reconhecimento facial. Conversei com profissionais da área de inteligência artificial e agora estou pensando estudar mais sobre o assunto”, contou o estudante do curso técnico em Redes de Computadores. Ele é integrante da equipe Notions Tecnologia, vencedora na categoria sênior com o projeto de um drone para monitorar a emissão de gás carbônico em uma empresa.
Coordenadora do Grand Prix SENAI de Inovação na BAHIA, Fernanda Mikulski ressaltou a importância do resultado conquistado pela BAHIA na competição, uma maratona de inovação aberta em que os alunos são desafiados por grandes empresas e têm três dias para desenvolver a solução. “O SENAI tem uma trilha de projetos e inovação que tem gerado bons resultados das equipes da BAHIA. O Grand Prix foi um evento que contou com mais de 6 mil competidores de todo o país e termos conquistado o primeiro lugar em duas categorias mostra que estamos no caminho certo”, pontua.