Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair
Inscrição Online

Operador de Usina_

Cursos Rápidos para ingressar no mercado de trabalho

Entre em contato e saiba mais sobre este curso

Pré-requisito_

o Ensino médio completo o Para o formato de aulas remotas, o aluno deve ter acesso a computador com os requisitos mínimos: o Computador com sistema operacional Windows 8/10 (32 ou 64 bits) o Propriedades recomendadas do sistema: o Processador de 2,5 GHz o 8 GB de RAM o 4 GB de espaço disponível em HD o Acesso à internet, velocidade recomendada: 10 mbps. o 1. Placa de áudio e caixa de som ou fone de ouvido;<br> o 2. Monitor com 1024 x 768 pixels (milhões de cores);<br> o 3. Processador equivalente a um Celeron de 1.6 Mhz ou superior;<br> o 4. Plugin Flash Player 10 (ou superior);<br> o 5. Software leitor de PDF;<br> o 6. HD com 100 MB livre e 512 MB de RAM;<br> o 7. Internet Explorer 8 (ou superior) ou Firefox 3.0 (ou superior) ou Chrome (qualquer versão);<br> o 8. Banda Larga com mínimo de 300 Kbps;<br> o 9. Pacote Microsoft Office a partir da versão 2003 ou similar (exemplos: OpenOffice, LibreOffice, entre outros).

Grade Curricular_

Módulo 2

CONTEÚDO FORMATIVO: 1. Captação e recuperação da água 1.1 Conceitos e aplicação dos recursos hídricos 1.2 Fundamentos e aplicação do processo de barragem 2. Princípios de funcionamento e do processo de construção de barragem 2.1 Tipos de monitoramento 2.2 Principais variáveis e sua aplicabilidade (pressão de bomba, temperatura, vazão, nível, densidade, umidade, pH, etc.) 2.3 Insumos aplicados aos recursos hídricos; 2.4 Eficiência do sistema de recuperação e barragem 2.5 Possíveis falhas e plano de emergência 

CONTEÚDO FORMATIVO: 1. Equipamentos 1.1 Princípios de funcionamento para classificação e peneiramento (grelhas vibratórias, peneiras (DSM, rotativa, vibratória, estática) 1.2 Classificadores (de arraste, helicoidal, espiral, jigue), ciclones e hidrociclones. 2. Classificação 2.1 Conceito 2.2 Fundamentos 2.3 Tipos e aplicação do peneiramento e da classificação 3. Eficiência do sistema de classificação 3.1 Inspeção sensitiva (como identificar uma situação anormal, etc.) 3.2 Principais variáveis e sua aplicabilidade (pressão, temperatura, vazão, nível, densidade, umidade, pH, etc.) do processo de classificação e peneiramento 4. Segurança nas operações de classificação. 

CONTEÚDO FORMATIVO: 1. Equipamentos de britagem e moagem 1.1 Aplicação e princípios de funcionamento 2. Conceitos básicos de Física aplicado ao comportamento do maciço rochoso 2.1 Cinemática 2.2 Movimento uniforme 2.3 Princípios da ação e reação 2.4 Introdução a energia e trabalho 2.5 Potência e rendimento 2.6 Temperatura e dilatação 2.7 Mudança de fase 2.8 Conservação de massa e de energia 2.9 Noções de magnetismo 2.10 Conceito de calor e pressão 3. Cominuição 3.1 Conceito 3.2 Fundamentos da cominuição 3.3 Conceito de grau de liberação 3.4 Fases de cominuição (britagem e moagem) 4. Análise granulométrica 5. Eficiência do sistema de cominuição 5.1 Inspeção sensitiva (como identificar uma situação anormal, etc.) 5.2 Fluxograma de processos 5.3 Principais variáveis e sua aplicabilidade (pressão, temperatura, vazão, nível, densidade, umidade, pH, etc.) dos processos: cominuição 5.4 Simbologia, conversões de instrumentação 5.5 Tipos e aplicação dos instrumentos 5.6 Malhas de controle 6. Segurança nas operações de cominuição. 

CONTEÚDO FORMATIVO: 1. Conhecimentos básicos da química 1.1 Fenômeno físico e fenômeno químico 1.2 Tipos e fases de misturas 1.3 Soluções 1.4 Separação de sólidos e líquidos aplicados à mineração 1.5 Diluição de soluções / misturas 1.6 Caracterização mineralógica e tecnológica do minério; 1.7 Separador magnetico (tambor e de carrossel) 2. Conceito, fundamentos e aplicação do processo de concentração 2.1 Principais métodos, equipamentos e seus princípios de funcionamento do processo de concentração (flotação, separação magnética, concentração gravítica, concentração eletrostática, separação por densidade, separação em corrente, etc.); 2.1.1 Instrumentos eletro-eletrônicos (densímetros, medidores de vazão, medidor de PH no processo de flotação catiônica reversa, medidor da camada de espuma, como medir o campo magnético no concentrador de carrossel) 3. Eficiência do sistema de concentração 3.1 Inspeção sensitiva (como identificar uma situação anormal, etc.) 3.2 Principais variáveis e sua aplicabilidade (pressão, temperatura, vazão, nível, densidade, umidade, pH, etc.) dos processos de concentração (flotação, densitários, magnéticos, elétricos e outros) 3.3 Noções de balanço de massa 4. Segurança nas operações de concentração. 

CONTEÚDO FORMATIVO: 1. Equipamentos 1.1 Princípios de funcionamento do processo de desaguamento (espessadores, filtros, secadores, peneiras desaguadoras e outros) 2. Desaguamento 2.1 Conceito 2.2 Fundamentos e aplicação do processo de desaguamento (espessamento, filtragem, secagem e peneiras desaguadoras) 2.3 Principais métodos 3. Eficiência do sistema de desaguamento 3.1 Inspeção sensitiva (como identificar uma situação anormal, etc.) 3.2 Principais variáveis e sua aplicabilidade (pressão, temperatura, vazão, nível, densidade, umidade, pH, etc.) dos processos de desaguamento. 

CONTEÚDO FORMATIVO: 1. Amostragem 1.1 Importância 1.2 Conceito 1.3 Tipos de amostragem 1.4 Representatividade da amostra 1.5 Técnicas de amostragem e preparação 1.6 Equipamentos e instrumentos de amostragem 1.7 Normas técnicas de amostragem 1.7.1 ABNT NBR ISO 3082:2019 - Minérios de ferro - Procedimentos de amostragem e preparação de amostra, que revisa a norma ABNT NBR ISO 3082:2011, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Minérios de Ferro (ABNT/CB-041) 1.7.2 Impactos e boas práticas baseados na norma 1.8 Controle de amostragem 1.9 Qualidade da amostra 1.10 Erro de amostragem 1.11 Plano de amostragem (identificação e arquivamento de amostra) 

CONTEÚDO FORMATIVO: Operações Auxiliares 1.1 Evolução das técnicas de bombeamento 1.2 Bombeamento de água e de polpa e tipos de bomba 1.3 Escolha da bomba, detalhes construtivos 1.4 Associação em série e paralelo das bombas 1.5 Transporte e transferência de sólidos: correias transportadoras, chutes, minerodutos, elevadores de caçamba, teleféricos, calhas, etc 1.6 Empilhamento, tipos de pilhas (pilha pulmão, pilha de transferência e pilha de homogeneização) 1.7 Formação de pilhas: alongadas, cônicas e circulares 1.8 Métodos de empilhamento (Windows e Chevron) ;  1.9 Pátio de homegeinização (tipos de pátio, como funciona a drenagem de pátio, máquinas de pátio (empilhadeira, recuperadoras). 2. Fundamentos da Manutenção 2.1 Manutenção - conceito, tipos, métodos e aplicabilidade 2.2 Noções de mecânica e elétrica 2.3 Lubrificação e manutenção 2.4 Noções de hidráulica e pneumática 2.5 Motores e transformadores.  

Entre em contato e saiba mais sobre este curso

Veja outros cursos relacionados para você_

Conheça os cursos que temos para você_