Na última sexta-feira (30), a fábrica do Grupo Boticário (GB) em Camaçari recebeu o Demoday do Grand Prix de inovação, realizado com o SENAI Bahia. A segunda edição do evento consolida a parceria entre as organizações, que resultou no projeto Beleza de Educar, cujo principal objetivo é capacitar jovens da região e entorno para atuar na indústria cosmética.
O Grand Prix é uma corrida de inovação, na qual equipes multidisciplinares, formadas por alunos do SENAI Camaçari e profissionais do GB, as chamadas de escuderias, criam soluções para problemas reais apresentados pela fábrica. Nesta edição, participaram 30 alunos dos Cursos Técnicos de Logística, Administração, Qualidade, Eletromecânica, Eletrotécnica, Automação e Desenvolvimento de Sistemas. Eles tiveram um mês para desenvolver, prototipar e apresentar respostas aos desafios dados pela empresa.
A coordenadora da Saga de Inovação do SENAI Bahia, Fernanda Mikulski, explica que as soluções apresentadas pelos alunos precisam ter viabilidade econômica para que possam ser de fato implementadas na fábrica. Um dos projetos da primeira edição está em fase de implantação agora na planta de Camaçari. “Além de aproximar o processo educacional da gestão da inovação das empresas, a baixo custo, o Granx Prix é uma oportunidade de potencializar o aumento de produtividade e ações ESG das empresas”, conta.
De acordo com Luciano Martins, gerente de Excelência Operacional do GB em Camaçari, a experiência “é uma grande oportunidade dos estudantes conectarem o que aprendem em sala de aula com a prática, além de poderem chancelar uma entrada no mercado de trabalho”, avalia. Ele lembra que dois dos estudantes participantes da 1ª edição foram contratados e hoje atuam na planta industrial.
Objetivo maior – O Grand Prix é uma das ações do Beleza de Educar, que o Grupo Boticário criou após a parceria com o SENAI Bahia. Além da competição de inovação, o projeto tem como objetivo capacitar jovens da comunidade para a indústria cosmética.
De acordo com a especialista de ESG com Foco em Impacto Social do Grupo Boticário, Ísis de Oliveira, o projeto tem como uma das metas fomentar a relação da comunidade no entorno com a indústria, e contribuir para reduzir a desigualdade social por meio da educação profissional. “O Grupo também está estimulando funcionários e seus familiares a se capacitarem”, explica.
A experiência tem dado tão certo que o GB está levando ações do projeto realizado em Camaçari para plantas, localizadas em outros estados, revela Ísis.
Premiação – O resultado da corrida de inovação, após uma combinação de métodos de inovação aberta e criatividade, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais multidisciplinares, é a obtenção de respostas diferenciadas como soluções para os desafios lançados.Veja imagens do Demoday do Grand Prix de Inovação do SENAI e do Grupo Boticário, realizado no último dia 30.06.
Seis soluções para a fábrica, entre logística, substituição de peças, ergonomia e eliminação de resíduos foram apresentadas pelos estudantes do 2º Grand Prix em parceria com o Boticário. Os três melhores projetos subiram ao pódio (1º equipe Scan Balance, 2º lugar – Fast Lean e 3º – equipe Bate Certo), mas o sentimento de vitória foi compartilhado por todos.
“Foi uma experiência de muitos aprendizados, ajuda muito a gente a se desenvolver. Já tinha a expectativa de logo entrar em contato com a indústria, e aqui tudo isso foi possível”, comemorou a estudante do Curso Técnico em Logística, Karen Naira, da equipe Scan Balance.
“Ver evolução do grupo de alunos, o comprometimento, o brilho nos olhos deles, dá muito orgulho, faz brilhar nossos olhos também, e confirma o nosso propósito, que é o de transformar vidas”, afirmou a professora do SENAI Emanuelle Arraes, que participou como mentora na competição